Veja 4 dicas para você utilizar seu 13º salário corretamente

Os olhos até brilham quando escutamos a frase “13º salário”. Quem possui registro na CLT, seja trabalhador urbano, rural, avulso ou doméstico, sabe o quanto esse dinheirinho “extra” salva a vida no final do ano, né? 

O valor do adiantamento do 13º salário corresponde à metade do salário que você recebeu no mês anterior, sendo pago proporcionalmente ao tempo de serviço que você prestou ao local que você trabalha, considerando-se a fração de 15 dias de trabalho como mês integral.

Isso quer dizer, por exemplo, que se a primeira parcela for paga no mês de novembro, o valor do adiantamento será calculado com base no salário do mês de outubro. Se na composição do seu salário envolver parte variável, deve ser calculada a média. Caso você receba horas-extras, insalubridade, adicional noturno e/ou periculosidade, os valores entregam ou devem ser calculados no 13º salário. 

Contudo, Não se faz média sobre os valores da insalubridade e da periculosidade, por serem percentuais aplicados sobre valores determinados (salário-mínimo ou salário-base, conforme o caso).

No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para você utilizar de corretamente o 13º salário.

Planeje-se: quais são suas contas do final e do começo do ano? 

Presentes de Natal, Ano Novo, casamento, formatura, IPTU, IPVA, material escolar dos filhos, viagens de férias… Muitas são as contas de final e de começo de ano. Por isso, planejamento é essencial. Planilhas no Excel e aplicativos de celular podem te ajudar a se organizar.

Além disso, compare preços, faça uma pesquisa de mercado antes de comprar. No caso dos materiais escolares, por exemplo, compre em lojas diversas, a chance de você economizar é maior.

Veja 4 dicas para você utilizar seu 13º salário corretamente 1

Pague à vista

Pagar à vista pode te ajudar a economizar um dinheiro relevante que pode ser poupado ou utilizado com outro objetivo. Contas como IPTU e IPVA, normalmente, se pagas à vista, possuem descontos. 

Se você possui dívidas com juros altos, como cartão de crédito ou cheque especial, use parte do 13º para quitar esses débitos.

Poupe dinheiro para objetivos maiores

Um desconto aqui, outro ali… Acaba sobrando uma graninha extra. Que tal guardar esse dinheiro? Ele pode parecer pouco no início, mas, futuramente, pode ser usado para pagar aquela viagem dos sonhos que você sempre quis, já pensou?

Veja 4 dicas para você utilizar seu 13º salário corretamente 2

Quer gastar? Busque promoções

Depois de um ano inteirinho trabalhando, é claro que você merece um mimo, mas um mimo que caiba no seu orçamento. Então, a nossa dica é: busque por promoções. A Black Friday, que acontece na última sexta-feira do mês de novembro, por exemplo, é uma ótima opção para comprar aquele objeto que você vem desejando há tempos. 

Caso for realizar a compra pela internet, compare preços em diferentes lojas, atente-se para fretes abusivos e pesquise a reputação da loja que você deseja comprar.

E aí, já começou a anotar todas as suas contas e seus planos para o 13º salário? A data limite para o pagamento da 1ª parcela é sempre até o dia 30 de novembro. Comece o último mês do ano utilizando esse dinheiro com responsabilidade, em! Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.