Semijoias douradas: saiba como limpar e conservar

Limpar semijoias douradas é fundamental para garantir que elas não sejam danificadas e possam te acompanhar em looks incríveis por muito tempo. 

Os cuidados no armazenamento e na limpeza de suas semijoias ajudam a mantê-las sempre brilhantes, bonitas e evitam que elas acabem sofrendo com desgaste e escurecendo.

Aprenda dicas para guardar, cuidados básicos do dia a dia e a forma certa de como limpar semijoias douradas neste. E além disso, vamos dar uma olhada nos produtos que você precisa evitar para que suas peças se mantenham sempre bonitas.

Como devo limpar minhas semi jóias douradas?

A melhor maneira de limpar semijoias douradas é utilizando água quente e sabão neutro. Você pode colocar suas peças em um recipiente de vidro e jogar água quente por cima, diluindo sabão neutro na água e deixando descansar por alguns minutos. 

Para ajudar a tirar sujeiras mais incrustadas, conte com a ajuda de uma escova de dentes sem uso, esfregando cada peça de forma individual.

É importante escolher uma escova de dentes bem macia e esfregar as peças com muito cuidado, para evitar que elas risquem. Você também pode utilizar uma toalhinha de microfibra, material extremamente macio que não causa danos às peças.

Essa é uma forma simples de realizar essa limpeza, com produtos que você pode ter em casa. Mas é preciso deixar que elas sequem naturalmente antes de guardar e de preferência em um lugar aberto sem luz do sol direta.

Qual o melhor produto para limpar semijoias douradas?

Além de utilizar sabão neutro, detergente neutro ou produtos de limpeza que tenham PH neutro, existem alguns produtos específicos para limpeza de joias e semijoias. Abaixo, separamos os produtos para limpeza de semijoias mais utilizados:

Flanela mágica

Conhecida como flanela mágica, esse é um paninho de tecido desenvolvido especificamente para limpar joias e semijoias. Ao tecido são adicionados alguns produtos químicos que têm a capacidade de recuperar o brilho da peça e são ideais para limpar  as semijoias douradas.

Esse produto é indicado também para peças feitas de ouro, folheados ou prata. Não existe um tempo certo para realizar essa limpeza, alguns profissionais indicam que as semijoias sejam limpas sempre após o uso, antes mesmo de guardá-las.

 A melhor parte é que a flanela mágica não é descartável. Você pode usar, lavar e usar novamente quantas vezes desejar.

Limpa Pratas

Atualmente também são muito comuns os produtos com nome de “limpa pratas”, “limpa ouro”, “limpa joias” e por aí vai. Esses são produtos químicos desenvolvidos para que você possa realizar a limpeza e a manutenção de suas peças da melhor forma possível.

Normalmente, eles têm uma textura líquida e são aplicados em cada peça com ajuda de um algodão. Além de limpar, esse tipo de produto também consegue devolver o brilho para as semijoias. 

Como faço para polir minhas semijoias douradas?

A melhor maneira de polir suas semijoias é utilizando a flanela mágica, já que elas foram desenvolvidas justamente para essa finalidade.

Semijoias douradas: saiba como limpar e conservar 1

Quais as semijoias Shelook mais fáceis de limpar e conservar?

Além de saber como limpar semijoias douradas, existem algumas que são consideradas mais fáceis de serem limpas em casa. Lembrando que o recomendado é sempre realizar essa higienização após o uso, dessa forma você garante que elas tenham uma boa durabilidade. 

Confira a seguir algumas das semijoias consideradas mais simples de serem limpas:

Colares

Todos os modelos de colares, desde as chokers até os maxi colares, são considerados um tipo de semijoia simples de ser limpo. Isso porque você consegue realizar a limpeza rapidamente após o uso, principalmente se utilizar uma flanela mágica.

No caso dessa peça, é preciso ter muito cuidado com a corrente em si. Dependendo de seu tamanho, elas podem ser mais frágeis e precisam de atenção especial para que não sejam danificadas na hora da limpeza.

Colares como o modelo “Coração Branco Banhado a Ouro” tem uma corrente um pouco mais fina do que outros tipos que já estamos acostumados, por isso, requer uma atenção maior na hora da limpeza. Para saber mais detalhes do produto, visite o site da Shelook.

Anéis

Os anéis têm contato não só com a sua pele, como também com diversos produtos no dia a dia, como sabonetes e, atualmente, o uso frequente do álcool gel. Essa é uma das peças que sofrem muito impacto durante o uso e, por isso, é fundamental saber como limpar e realizar esse processo com mais frequência.

O uso de álcool gel na mão tantas vezes durante o dia pode danificar seus anéis, deixando-os escurecidos e manchados. Por isso, o ideal é retirar os anéis antes de usar esse tipo de produto e só voltar a colocá-los nos dedos depois que as mãos estiverem secas.

Além do uso mais frequente e o contato direto com produtos que podem danificar sua peça, durante a limpeza você deve dar mais atenção para os modelos que são cravejados, já que a sujeira pode se acumular nesses pequenos espaços, como o modelo de Anel Aparador de Alianças.

Porém, como nem sempre isso é possível, realize a limpeza dos seus anéis de forma regular, para garantir que eles estejam sempre bonitos.

Pulseiras

Assim como os colares, a maneira de realizar a limpeza de suas pulseiras também é simples. E o cuidado para não danificar as correntes, que normalmente são mais fininhas, também precisa ser redobrado. 

Essas peças também podem ter contato com produtos como hidratantes corporais, por isso, intensifique sua limpeza e faça isso todas as vezes após usá-las.

As pulseiras merecem atenção pelos tipos de correntes, que vão desde as mais simples às mais complexas, e ainda há modelos que tem pedraria ou formatos principais, como é o caso da Pulseira de Coração Delicada

Sua corrente é feita de corações e com uma forma de coração dando o destaque a pulseira, então é preciso atenção para não fazer muita força e quebrar a corrente.

Brincos

Os brincos causam impacto em diversos looks.Utilizados próximos ao cabelo, eles podem acabar sujando ou até mesmo se danificando por conta da oleosidade dos fios, uso de produtos e até mesmo por conta do contato com a orelha. 

Sendo assim, limpe não só o brinco, mas também as tarrachas e higienize-os para evitar os danos e o mal cheiro.

Assim como os anéis, existem modelos de brincos que tem peças cravejadas e isso requer uma limpeza mais detalhada, é o caso do Kit Trio Brinco Argola, a peça não possui um tarracha separada, facilitando um pouco mais a limpeza.

Como devo guardar minhas semijoias douradas?

No que diz respeito ao armazenamento e a proteção das suas semijoias douradas, os porta-jóias de veludo ainda são a melhor forma de guardar suas peças, para se certificar de que elas estejam bem protegidas e não sofram nenhum tipo de dano. 

O veludo é um tecido macio, que protege e evita qualquer tipo de risco, dano ou até mesmo sujeira.

Já os colares, para evitar que se enrolem e dêem nós, devem ser guardados preferencialmente de forma separada e pendurados. Assim você consegue mantê-los e evitar que eles se embolem e sejam danificados.

Qual a melhor forma de conservação?

Para conservar suas peças sempre bonitas, lembre sempre de guardá-las da forma correta como nas dicas anteriores e, é claro, limpá-las corretamente com a frequência recomendada.

Posso usar minhas semijoias douradas todos os dias?

Claro! Mas mantenha em mente a necessidade de fazer a limpeza das suas semijoias douradas e o devido cuidado na utilização das mesmas. Evite o uso de produtos abrasivos — como perfumes — em cima das suas semijoias.

Diferente do que muita gente imagina, as semijoias douradas podem ser usadas de dia, de noite e em todas as ocasiões. Elas são peças coringas, que funcionam bem tanto em looks casuais do dia a dia, quanto looks mais arrumados para a noite.

Quais são os outros cuidados básicos que devo ter com minhas semijoias douradas?

Além de limpar corretamente, algumas dicas podem te ajudar a conservar suas semijoias, como por exemplo:

  • Não use perfumes e hidratantes sobre a peça no corpo;
  • Evite que as peças tenham contato com produtos químicos e de limpeza enquanto estiver com elas;
  • Não use as peças durante atividades físicas e banho de mar ou piscina;
  • Evite deixar sua peça cair no chão;
  • Cuidado para não causar atrito com outras superfícies.

Esses são apenas alguns cuidados básicos, mas que fazem grande diferença e conseguem manter suas semijoias protegidas e bonitas por mais tempo.

Saber como limpar semijoias douradas, guardá-las do jeito certo e, principalmente, utilizá-las com cuidado, são algumas dicas fundamentais que conseguem aumentar a durabilidade de suas peças. Para comprar suas semijoias com grande qualidade e muito estilo, visite nossa loja Shelook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.