Qual o motivo de usar aliança? – Entenda o simbolismo

Quando conhecemos duas pessoas que namoram, ou quando um dos conhecidos começa a namorar,  logo procuramos pela aliança no dedo dos pombinhos. Mas de onde será que vem esse costume? Qual a diferença entre esse e todos os outros anéis?

Se quiser descobrir, continue com a gente neste artigo! 

A história da aliança

É normal casais trocarem alianças na hora dos votos no casamento e de alguns anos para cá, também é normal os namorados usarem o que chamamos de “aliança de compromisso” para exibir seu amor por aí.

Esse costume teve início, segundo historiadores, lá no Egito Antigo. Naquela época, os faraós usavam o anel como selo de um compromisso com seu povo. Funcionava como uma promessa pública de que ele, como rei, seguiria e cumpriria a sua palavra.

Depois disso, ela também era usada pelos gregos e romanos. Figuras importantes na estrutura daquela sociedade como senadores, governadores e sacerdotes que usavam a chamavam de anéis pastorais.

O sentido afetivo de compromisso, que conhecemos hoje,  veio da Índia. Por lá ela simboliza a união romântica entre duas pessoas.

O que a aliança significa?

Qual o motivo de usar aliança? - Entenda o simbolismo 1

Quando o costume de trocar alianças começou, lá na idade média, ela tinha o significado de propriedade. Ao presentear sua pretendente com aquele anel, o homem selava um contrato de propriedade com a mulher que se tornava sua noiva. Demodê, né?

Foi no século IX que a aliança passou a simbolizar a fidelidade e união entre os casais. A partir desse momento então, o anel passa a ser o símbolo de amor. E por ser um anel, em forma circular, a aliança também significa  o ciclo de um casal e que se inicia, mas nunca acaba.

Alguns dos simbolismos que ainda vemos por aqui nos dias de hoje vieram dos povos antigos da Grécia, Roma e Judeu.

O diamante no anel de noivado, por exemplo, é um costume vindo da Grécia como símbolo de riqueza

O hábito de utilizar as alianças no dedo anelar da mão esquerda veio dos romanos. Eles acreditavam que nessa parte do corpo corria uma veia diretamente ligada ao coração chamada Veia d’Amore, ou Veia do Amor.

Do povo judeu, herdamos o sentido da palavra aliança que até hoje é imediatamente entendida como compromisso.

Do que a aliança é feita?

Pode ser difícil de acreditar, mas as alianças já foram confeccionadas a partir dos mais diversos materiais. Alguns dos mais conhecidos são: couro e argolas de ouro ou de ferro. 

Hoje em dia, os materiais mais utilizados são ouro e prata.

Tipos de aliança

Como dissemos há alguns parágrafos, hoje em dia a aliança de compromisso não é utilizada somente no casamento. Por isso, vamos explicar a diferença entre algumas delas

Aliança de compromisso

Geralmente esse é o primeiro tipo de aliança trocado entre os casais, ainda na fase do namoro. São feitas de prata ou aço inox e representam a fidelidade que um deve ter com outro. Geralmente, esse anel é utilizado no dedo anelar da mão direita.

Aliança de noivado

Algum tempo depois, quando a relação já está mais madura e o casal já começa a pensar em casamento, é feito o pedido de noivado. Nessa “cerimônia” o anel utilizado pode ser feito de ouro (quando é dourado) ou de prata com diamantes.

Nesse caso, o anel ainda é utilizado na mão direita e substitui o anel de compromisso anterior. Por razões sentimentais, muitas pessoas passam a utilizá-lo como pingente de um colar depois disso.

Aliança de casamento

A aliança de casamento é a mais tradicional, como conseguimos ver nessa pequena linha do tempo que fizemos. A troca das alianças acontece na cerimônia de casamento, quando ambos declaram oficialmente um compromisso que se espera ser para a vida toda.

A partir de então, a aliança é feita de ouro e deve ser usada na mão esquerda como símbolo de amor. Lembra da Veia d’Amore?

Dá para usar acessórios com a aliança?

É claro que sim! Há algum tempo atrás foram criados aparadores de aliança. São anéis feitos para se utilizar no mesmo dedo da aliança de casamento. Geralmente são delicados e trazem um ar de elegância e estilo a mais.

Aqui na Shelook você encontra alguns modelos.

Qual o motivo de usar aliança? - Entenda o simbolismo 2
Qual o motivo de usar aliança? - Entenda o simbolismo 3

Gostou de saber mais sobre a aliança e seu simbolismo? Quer mais conteúdos com esse? Então assine a nossa Newsletter e siga a Shelook no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.