Pérola – conheça a história dessa joia atemporal

As pérolas são joias atemporais, clássicas e contemporâneas ao mesmo tempo. Você com certeza já viu um colar, um brinco ou uma pulseira feitas desse material e ficou curiosa para saber de onde ele vem, não é?

Por isso, nós resolvemos reunir neste artigo todas as curiosidades sobre pérolas que você possa ter e responder as perguntas mais recorrentes sobre a origem dessa joia.

Está preparada? Boa leitura!

Por que as pérolas são importantes?

Também conhecida e chamada de Rainha das Gemas, a pérola é a pedra preciosa mais antiga do mundo e segundo com a história, começou a ser usada como adorno pelos nobres e membros da aristocracia nos séculos XVIII e XIV em diversos países europeus.

São pedras apreciadas desde a antiguidade e até mesmo o seu nome vem do latim “pira” que significa “formato de lágrima”. Os responsáveis pelo batismo foram os antigos romanos e para eles, as pérolas eram sinônimo e símbolo de amor.

O tempo passou e depois da revolução francesa, não só os nobres tinham o direito de possuir tais pedras, mas também os mais ricos. Com o passar do tempo, elas foram consideradas presentes ideais para pedidos de noivado e casamento.

Elas também eram símbolo de beleza, pureza e inocência, e a partir disso, tornou-se tradição presentear mães com esse adorno.

Hoje em dia as pérolas transmitem elegância e estilo, e fazem parte até mesmo de clássicos do cinema como Bonequinha de Luxo, filme eternizado pela atriz Audrey Hepburn. Ou vai dizer que você não se lembra do icônico colar?

Pérola - conheça a história dessa joia atemporal 1

De onde vem as pérolas?

As pérolas podem ser formadas de maneira natural, um evento raro, ou podem ser cultivadas. Nos dois casos são formadas quando um molusco produz camadas de uma substância chamada nácar, o que acontece quando algum tipo de irritação é causada dentro da concha ou ostra.

Geralmente são pedaços de areia que vêm da própria água, no caso das pedras naturais, ou uma outra pérola chamada de madre, que força o processo de formação a começar no caso das cultivadas.

Em todo caso, a pérola só se forma quando o nécar é depositado no invasor e se cristaliza para neutralizá-lo. Ou seja, uma das pedras preciosas mais caras do mundo é formada a partir de um sistema de defesa natural.

Existe diferença entre as pérolas?

Como dissemos acima, existem as pérolas naturais e as cultivadas, mas além disso, existem ainda as que são formadas em água doce e água salgada.

Pérolas de água doce

As pérolas de água doce são encontradas em lagos, rios, lagoas e quando estão sendo cultivadas, em reservatórios. Diferente das outras, elas podem ter vários formatos e normalmente são mais achatadas.

Além disso, são mais duradouras por terem um nécar mais espesso.

Pérolas de água salgada

Essas são as mais famosas e também conhecidas como pérolas orientais. São extraídas das ostras e por isso, são encontradas em águas mais profundas. Elas costumam ser mais arredondadas e possuem cores variadas como negra, branca e off white.

Inspirações

Agora você já sabe de onde vem as pérolas, como elas começaram a ser usadas e o que podem simbolizar. Chegou a hora de se inspirar e criar looks elegantes e estilosos com a nossa ajuda.

Separamos algumas dicas:

Pérola - conheça a história dessa joia atemporal 2
Pérola - conheça a história dessa joia atemporal 3

As pérolas podem ser usadas por pessoas dos mais variados estilos e no site da Shelook você encontra opções para todo mundo. Tem colares e brincos clássicos, para as mais românticas. Tem ear cuff e fake piercing para as contemporâneas e muito mais.

Corre para garantir as suas peças favoritas e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os lançamentos e novidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.