O que é zircônia? Saiba tudo sobre essa peça preciosa

Se você acompanha a Shelook ou gosta  de semijóias, já deve ter ouvido falar em zircônia. Mas será que você sabe tudo o que precisa sobre essa pedra preciosa?

Para ter certeza, só mesmo aproveitando esse artigo para aprender todas as curiosidades que separamos e tirar todas as suas dúvidas.

Preparada? Então vamos lá!

O que é zircônia?

É muito fácil nos deparamos com essa pedra e mais fácil ainda nos deslumbramos com sua beleza. O que pode ser difícil é acreditar que elas não são diamantes, por mais que se pareçam.

As zircônias estão presentes na natureza e por lá, atendem pelo nome de baddeleyita e são  cristalizadas no sistema monoclínico para constituir um mineral. E quando falamos na linguagem de joalheria, elas também podem ser conhecidas como dioxido de zircônio.

É essa composição química que se torna responsável por formar o que chamamos de zicôrnia cúbica, que é a pedra produzida em laboratório que usamos em nossas semijóias.

Ou seja, essa é uma das poucas pedras preciosas que podem ser tanto encontradas na natureza quanto produzidas em laboratório.

Principais características da zircônia

Nós dissemos há pouco que não é difícil confundir a zircônia com o diamente, lembra? Isso porque as duas são tão parecidas que algumas pessoas chegam a confundir.

Algumas características específicas contribuem para isso, como o fato de ambas as pedras serem translucidas, resistentes e brilhantes. 

Diferenças entre as zircônias e os diamantes

Como relatado, e exemplificado, acima existem algumas diferenças entre essas duas pedras preciosas e vamos citar algumas delas:

As zircônias que geralmente são usadas aqui na Shelooks são as cubicas, feitas em laboratório. A criação da gema é geralmente mais rápida e ela pode ser criada a partir de um modelo ou proposta.

Já os diamantes são encontrados apenas na natureza, e por isso podem demorar muito para serem extraidos. E além disso, sua lápidação pode ser um pouquinho mais demorada.  

Mas como realmente identificar as diferenças assim, a olho nú? Essa pode ser uma pergunta interessante e nós estamos aqui para respondêla. Com uma lista.

Cor

Apesasar serem parecidas, a zircônia tem uma vantagem em relação ao diamente e isso se deve ao fato de ser encontrada em diversas cores, por ser sintética. Essa variação de cor acontece porque a zircrônia cubica, graças aos processos, pode variar entre o transparente até o preto.

O diamente por sua vez, sendo uma pedra natural, é encontrado somente em sua forma transluscida. Até existem outras cores, mas se deparar com elas é um feito raro.

Brilho

Quase ninguém sabe disso, mas o diamente apesar de ter seu brilho bastante conhecido, só apresenta essa característica se for submetido ao tipo de lapdação correta. 

Já a zircônia apresenta um brilho bastante parecido em todas as suas lapdações.

Formato

Outra vez, o fato de uma das pedras ser sintética e a outra natural pode interferir e mostrar grande diferença entre elas. Enquanto uma delas, por ser produzida em laboratório, é quase isenta de imperfeições, a outra in natura não tem um formato completamente uniforme e vem com alguns “defeitos” de fábrica.

Resistência

Apesar de ambas receberem avaliações satisfatórias na escala de dureza Mohs, o diamante tem uma resistência maior e chega a nota 10 enquanto a zircônia para no 8,5.

Lapidação

É esse o processo que determina se as pedras serão usadas em jóias ou semijóias, já que determina a beleza, forma e o brilho da pedra. As duas pedras em questão, por serem de um  nível alto de dureza, são lapidadas de uma forma parecida.

Semijóias com zircônia

Como dissemos, essa pedra é muito usada em semijoias e aqui na Shelook não seria diferente, não é? Por isso, separamos algumas peças para te mostrar como podem ser utilizadas na prática:

O que é zircônia? Saiba tudo sobre essa peça preciosa 1
O que é zircônia? Saiba tudo sobre essa peça preciosa 2

Viu só como a zircônia é uma pedra que esbanja beleza e versatilidade? Então chega de perder tempo e garanta já o seu o acessório com a gente!

Ah, e se você gosta desse tipo de conteúdo não se esqueça de seguir a Shelook nas redes sociais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.