Estilo Y2K – conheça e se apaixone

O estilo Y2K está em alta para a alegria de uns e a tristeza de outros, tudo porque a moda dos anos 2000 foi repleta de tendências ultra coloridas, sobreposições e a temida calça de cintura baixa que não agrada nem a gregos e muito menos a troianos.

Muito da volta do estilo Y2K deve-se à geração Z, que olha o passado com nostalgia e resgata as tendências dessa época de forma repaginada, e muito desse resgate deve-se às influenciadoras do Tik Tok, que usam em seus vídeos peças e elementos que remontam à essa década, viralizando rapidamente e tornando os adereços um hit da moda.

Alinhado a tudo isso, ainda temos a volta à normalidade pós pandemia em 2022, que clama por peças e elementos mais criativos e cheios de informação. E nada melhor do que o estilo Y2K para trazer as estéticas preppy, futurista, mix de cores e estampas para as suas novas composições.

Se você curte esse visual animado e cheio de informação que é o estilo Y2K, aproveite para entrar na moda dos anos 2000 com as dicas que separamos neste artigo especial sobre esses elementos da virada do milênio!

O que é o estilo Y2K?

O estilo Y2K remonta a estética dos anos 2000, isso inclui as cores, peças, penteados, maquiagens, calçados e acessórios que faziam parte dos looks dessa década.

Vale lembrar que, nos anos 2000, a maioria das tendências eram divulgadas pelas celebridades e artistas da indústria fonográfica da época, que vestiam peças em grandes premiações, nos programas de tv e em suas apresentações, o que serviu para potencializar ainda mais as tendências de estilo da época.

Entre as peças e acessórios da época estão: calças de cintura baixa, conjuntos de plush ou moletons, padronagem em degradê, botas com salto plataforma, boina, sobreposições, looks total jeans, óculos com lentes coloridas, mini saias, tops decotados em frente única, maquiagens coloridas e penteados divertidos.

Esse estilo ganha mais força a cada temporada e promete permanecer por bastante tempo entre as tendências.

Significado de estilo Y2K

A sigla Y2K é a junção de “Y” de year (ano) e “2K” de 2000, assim sua tradução seria algo como a moda dos anos 2000.

De início, o termo era usado para datar a virada do ano de 1999 para o ano 2000, mas com o tempo, o termo foi se tornando mais amplo e, atualmente, serve para explicar tudo o que abrange as tendências do final dos anos 90 até o início dos anos 2000.

A sigla também tem relação com o chamado “bug do milênio”, em que se acreditava que com a virada de século, os sistemas computadorizados fossem se confundir, gerando uma grande pane nos sistemas.

Exemplos de estilo Y2K

O estilo Y2K teve musas de grande relevância no início dos anos 2000, entre elas Britney Spears, considerada por muitos como um ícone da moda no início do século XXI.

Entre seus looks estavam as calças de cintura baixa que exibiam seu abdômen — uma vez que o culto a magreza nos anos 2000 eram muito fortes —, conjuntos de plush, looks all jeans — como o inesquecível utilizado com Justin Timberlake, seu então namorado na premiação do VMA 2001 —, croppeds e acessórios como elásticos coloridos nos cabelos e bucket hat.

Estilo Y2K - conheça e se apaixone 1

Paris Hilton foi outro ícone de moda dos anos 2000 e seus looks foram uma referência para as mais fashionistas dessa época. O estilo da socialite tinha uma pegada preppy com elementos da época.

Minisaias, conjuntos de plush, saias de cintura baixa e baby looks, bolsas de grifes famosas e muito stress faziam parte dos looks da patricinha que, por muito tempo — ao lado de várias outras celebridades —, fazia parte das responsáveis por ditar as tendências daquela época.

Com a volta do estilo Y2K essas celebridades rapidamente foram revisitadas para servir de referências para os looks que vão compor o novo estilo Y2K, uma vez que a geração Z está revivendo esta época, especialmente nas redes sociais, com releituras dos looks e elementos usados por elas, que ditaram os elementos base da tendência.

3 Motivos pelos quais você deve investir no estilo Y2K

O estilo Y2K voltou com tudo e, de acordo com os estudos de tendências, vai permanecer por bastante tempo. Afinal, como já dito, a geração Z é uma das maiores consumidoras desse estilo que resgata a criatividade e os looks cheios de informação.

E se você está querendo aderir a tendência, separamos três motivos para começar agora a incluir alguns elementos do estilo Y2K em seus looks, os deixando super alegres e com aquele toque de jovialidade que a década trás.

Nostalgia

A geração Z foi buscar na estética dos anos 2000 toda a nostalgia e elementos que se referem à época em que cresceram. Isso aparece nas novas peças, acessórios de maneira repaginada e traz uma releitura forte de características da época, principalmente o seu toque especial do momento, super voltado para a criatividade, cores vibrantes, brilho e muita animação.

Voltar aos anos 2000 é resgatar o início da era da internet, em que tudo ainda era muito novo e a tecnologia caminhava para o que temos hoje — com processos mais rápidos e práticos —, além de reviver tendências musicais e estéticas muito pertinentes da época que nunca saíam da cabeça dos nascidos nesta década.

Estilo único

O estilo Y2K é único e com algumas peças e acessórios você consegue deixar o seu visual super estiloso. O segredo é reunir no look os elementos chave que são a cara dos anos 2000 e caprichar na maquiagem e no penteado que vão trazer novamente a pegada dessa estética.

Passa uma vibe jovem

Uma das maiores características do estilo Y2K é justamente o astral jovem e moderno que o estilo possui. As peças coloridas e com muita informação, além de sobreposições e acessórios, maquiagens e penteados diferentes, deixam o estilo ultra jovem.

É com base nesta característica que a geração Z resgata, através dos vídeos do Tik Tok, os elementos que fazem parte do estilo Y2K — o que ajuda a popularizar ainda mais o estilo entre os mais jovens.

O pós pandemia e toda a necessidade de extravasar através das roupas também são mais uma forma de propagar o estilo, que a cada temporada consegue reforçar elementos e peças oriundos da década em coleções de moda e no streetstyle das grandes capitais.

Como se adaptar à moda do estilo Y2K?

Para entrar na moda do estilo Y2K, você pode começar a incluir as cores em seus looks gradativamente e logo depois os elementos como os acessórios, entre eles: óculos, conjuntos com miçangas, strass, bolsas baguette e outros elementos.

Além disso, você pode adotar o uso de calçados com plataforma, sandálias com os pés à mostra e claro, as peças-chave do guarda-roupa que compõem o estilo dos anos 2000. E claro, você pode apostar em semijoiias que vão tornar seus looks mais estilosos ainda.

Estilo Y2K - conheça e se apaixone 2
Estilo Y2K - conheça e se apaixone 3

Tente mesclar o seu estilo pessoal com as peças que fazem parte da estética e que vão ajudar a potencializar o look trazendo novas referências de estilo para ele e sua imagem.

O mais importante é que você se sinta confortável com o estilo dos anos 2000 em suas composições e, mais do que isso, que através desses adereços você consiga mostrar o seu estilo e a sua personalidade.

Conte com a Shelook Semijoias para isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.