Dia das mães: entenda como surgiu a comemoração

Você com certeza comemora o dia das mães, e fez isso na maior parte da vida. Mas sabia que esse feriado nem sempre existiu e que essa comemoração passa longe de ser algo simplesmente mercadológico? Não? Então descubra essa e outras curiosidades sobre esta data tão especial agora.

Boa leitura!

Dia das mães: como tudo começou?

Para contarmos essa história, vamos precisar voltar à Grécia antiga, época em que os gregos cultuavam e celebravam suas divindades maternas no início da primavera para pedir e agradecer. Com o passar do tempo, reservar um dia para celebrar o amor materno se tornou parte das tradições de outras regiões e religiões mundo afora.

Nessa linha do tempo outro acontecimento marcante aconteceu para ajudar a concretizar o dia das mães como uma data especial. O Mothering Day da Inglaterra, que começou no século XVII. A data foi celebrada no quarto domingo da quaresma e se tornou um dia especial para os operários da época, já que representava uma oportunidade de folga para visitar a família. 

Na terra da rainha, esse modelo de celebração continua até os dias atuais.

Depois disso, pulamos para os Estados Unidos no início século XX, que foi quando a celebração ganhou popularidade por lá e consequentemente pelo mundo todo. O dia das mães, como o conhecemos, aconteceu graças aos esforços de Anna Jarvis.

O direito de celebrar o amor materno

O oficialização de um feriado para celebrar o amor das mães pelo filhos, e vice-versa, só aconteceu pela luta constante de Anna Jarvis, que batalhou por isso após perder sua mãe em 1905. 

Dia das mães: entenda como surgiu a comemoração 1

Ann Marie Reeves (mãe) e Anna Jarvis (filha)

Sua mãe, que assim como ela era ativista, trabalhava para valorizar as mulheres que exercem a maternidade e fundou o Mothers Day Work Club, uma campanha que visava auxiliar mães trabalhadoras e diminuir a mortalidade infantil.

Graças à luta de Jarvis, o dia das mães se tornou um feriado em 1914, sancionado pelo presidente Woodrow Wilson, e não demorou a se tornar uma das datas mais importantes do ano, motivo para reuniões de família, presentes e surpresas.

Dia das mães no Brasil

No Brasil, a data foi oficialmente considerada um feriado em 1932 e sancionada pelo Presidente Getúlio Vargas. No entanto, existem registros que provam que o primeiro dia das mães brasileiro aconteceu em 12 de maio de 1918.

Seguindo a linha do tempo, a celebração aconteceu em organização feita pela Associação Cristã de Moços, no Rio Grande do Sul. 

Para a igreja, sobretudo em sua vertente católica, maio já era dedicado a homenagens feitas à Maria, mãe de Jesus e portanto, a promoção de uma data especial para as mães neste mês foi encorajada pelo então cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, D. Jaime de Barros Câmara.

Hoje em dia, no Brasil e em muitos outros países do mundo, o Dia das Mães é uma tradição comemorada sempre no segundo domingo de maio. 

Por que damos presentes no dia das mães?

Durante todo o texto, refletimos e falamos sobre a importância da celebração do amor materno e sendo assim, se tornou um costume saudável presentear as mulheres importantes da sua vida e que fizeram de você a pessoa que é hoje em dia. 

E  ela não precisa ser necessariamente a sua mãe biológica, pode ser a sua avó, a sua madrasta, a sua tia ou qualquer outra pessoa que tenha tido o papel de mãe na sua vida.

Inspirações de presente dia das mães

Da mesma forma que os  filhos não são todos iguais, as mães podem mudar e assim funciona com o seus gostos e estilos. Então, na hora de escolher o presente da sua, é importante levar tudo em consideração.

Um presente coringa, daqueles que não tem erro, é um semi jóia especial. Pensando nisso, temos algumas sugestões para te mostrar:

Para mães modernas:

Dia das mães: entenda como surgiu a comemoração 2

Para mães românticas:

Dia das mães: entenda como surgiu a comemoração 3

Para mães elegantes:

Dia das mães: entenda como surgiu a comemoração 4

Para mães estilosas:

Dia das mães: entenda como surgiu a comemoração 5

Para mais curiosidades, e dicas de presentes para o dia das mães, siga as nossas redes sociais. Ou vá direto para o nosso site e garanta a surpresa dela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.