Como saber se você está procrastinando? Descubra

Como saber se você está procrastinando? Esta é uma questão muito comum, e milhares de pessoas estão suscetíveis a cair nesse hábito que não é nada saudável, mas que pode ser evitado se bem controlado. 

Hoje em dia existem aplicativos que te ajudam a evitar a procrastinação, junto de livros que podem ser ideais para ajudar neste processo complexo e um tanto quanto difícil de lidar.

Entenda nesse texto o que é procrastinação, porque ela não faz bem pra você e como ela pode ser evitada.

O que é procrastinação?

A procrastinação nada mais é do que adiar uma atividade e deixá-la para fazer outro dia, o que pode acontecer somente uma ou duas vezes em tempos espaçados. No entanto, há aquelas pessoas que sofrem da procrastinação regular, ou seja, todos os dias, e que acabam por não conseguir se organizar da forma como deveriam em suas rotinas diárias.

Este é um problema que pode acontecer somente em sua vida profissional ou estudantil, mas que também pode agravar e migrar o lado pessoal, impedindo que você consiga realizar qualquer tarefa básica. 

O fato de ser procrastinador pode atrapalhar demais no cumprimento de prazos, e prejudicar todos os funcionários de uma empresa.

Antes de entender o que é isso e  saber se você está procrastinando, é necessário mencionar que este aspecto pode te prejudicar também na saúde mental

Em casos extremos pode-se adquirir estresse, ficar mal por não ter entregue o trabalho no tempo certo e se encontrar constantemente angustiado.

Para evitar estes problemas, é essencial realizar uma programação em uma agenda inteligente. Anote o que você precisa fazer no dia seguinte, e com um marcador deixe demarcado o que foi realizado e o que conseguiu fazer. 

Se sobrar tempo, conclua tudo com calma e sem pressa, mantenha sua atenção e concentração.

Você está constantemente adiando o que precisa ser feito?

Se você é uma pessoa que tem o costume de adiar suas tarefas, saiba que sim, você é um procrastinador. Este é um dos sintomas mais comuns de quem sofre desse mal moderno, seja por estar inserido em quadros de estresse ou por não conseguir se concentrar.

Para contornar a situação, é vital manter a sua agenda sempre bem organizada com tudo o que você precisa fazer durante o dia. Verifique os horários, se estão bem-dispostos, ou se existe a necessidade de modificá-los a fim de ter um momento de descanso, que vai te ajudar a se concentrar e a realizar as atividades que precisa.

Este é um dos sintomas mais comuns de uma pessoa que adia o que deve fazer durante o dia, que menciona o famoso: “amanhã eu faço”, e que no fim não consegue cumprir nada no outro dia.

Você tem a sensação de que não está progredindo o suficiente?

Caso você tenha a impressão de que não consegue progredir como antes, saiba que é também um problema comum da procrastinação. Seja nos trabalhos da faculdade ou do seu emprego, isto pode acontecer caso você se encontre em um ambiente desorganizado e que não te motive a fazer nada.

Para evitar este problema desagradável, é necessário manter sempre o seu espaço organizado conforme o que deve ser feito naquele dia. Se não quiser uma agenda inteligente, por que não usar o próprio Excel e criar uma planilha com tarefas, datas e horários? Isso vai te ajudar a cumprir as metas e para ter a garantia de que vai dar certo, divida as suas tarefas ao longo do dia.

Você se sente sobrecarregado com a quantidade de tarefas que precisa realizar?

Caso o trabalho esteja difícil, é normal sentir a sobrecarga sobre o que se deve fazer no dia a dia e, consequentemente, adiar tudo o que deveria executar para outro momento. Existem pessoas que se cansam com rapidez ao passar mais de 5h sentado na frente do computador para trabalhar, e outras que gostam e o fazem sem problemas.

No entanto, se você perceber que não aguenta o ritmo imposto, chegou o momento de observar o que tanto pesa nessa rotina. Talvez seja pelo fato de você querer fazer tudo ao mesmo tempo, ou com agilidade? Se for uma dessas duas questões, tente trabalhar devagar, sem pressa e com calma.

Se você estiver com pressa para entregar relatórios, por exemplo, a pressa pode ser prejudicial no resultado e você terá de refazer o mesmo documento mais de uma vez por não atingir o resultado esperado. 

Você costuma deixar as tarefas para o último minuto?

Outra forma de identificar a sua procrastinação é entender se você tem o hábito de deixar as suas atividades sempre para outro dia e no fim precisar fazer na correria porque o prazo está para estourar.

Este é um dos maiores e piores problemas dos quais os procrastinadores têm de enfrentar no dia a dia, e de fato, não é nada saudável. Um problema desagradável que pode ser evitado se você se organizar!

Falamos sobre anteriormente, e este é um dos principais aspectos que vão te fazer evitar deixar as suas tarefas para outro dia. Não se esqueça de que podem surgir eventos futuros, e o seu eu do futuro pode se prejudicar caso deixe todo o trabalho para a última hora.

Para não acontecer este problema, mantenha a sua agenda organizada com os dias e horários de tudo o que será feito durante a semana.Se necessário, use o relógio para atuar como despertador e te manter ativo e desperto!

Você se sente cansado ou estressado com frequência?

O cansaço e estresse fazem parte da procrastinação, e é normal se sentir cansado ou ligeiramente estressado com sua rotina diária. No entanto, estes sentimentos tendem a fazer com que você pense demais e esqueça o que precisa fazer durante a semana, o que no fim das contas te prejudica muito.

Se esses sintomas forem frequentes é interessante procurar ajuda de um especialista da área. Uma terapia pode ajudar você a se livrar do estresse e cansaço mental, que ocorrem ao deixar suas tarefas se acumularem com o decorrer da semana.

Você tem dificuldade para se concentrar nas tarefas que precisa realizar?

Caso você tenha muitos problemas para se manter concentrado,bem vindo, esse é outros dos sintomas da procrastinação é um dos mais comuns. Neste caso, qualquer diálogo, ruído ou sons de notificações do celular podem te distrair, o que não é nada bom e precisa ser solucionado antes que se torne um problema muito maior.

Agora que você sabe sobre este problema, também precisa sber que é possível resolvê-lo caso opte por criar um sistema de recompensas. 

Pense que, neste caso, você faz seu trabalho seguido durante 1h sem qualquer distração e durante 15-20 minutos faça uma folga para se distrair, checar as mídias sociais, conversar, ouvir música ou apenas relaxar.

Aproveite mais dicas como essas em nossas redes sociais! Além de te deixar linda, a Shelook ainda te ajuda a ficar bem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.