Como montar uma rotina de skincare? Conheça dicas e coloque em prática

Se você deseja dar um trato na sua pele, montar uma rotina de skincare é o primeiro passo para garantir um visual mais saudável. 

Nesse artigo vamos te contar como montar uma rotina de skincare completa além de dar dicas de quais tipos de produtos utilizar, a ordem correta de aplicá-los e todos os benefícios de manter sua pele saudável. Continue a leitura e saiba mais.

Como escolher os produtos certos para a sua rotina de skincare?

Quando pensamos em produtos certos para incluir em nossa rotina de skincare, devemos primeiramente levar em conta uma boa qualidade, como já dito anteriormente a fim de evitar irritações e alergias, além de serem compatíveis com seu tipo de pele.

A textura dos produtos de pele utilizados em sua rotina estão diretamente relacionados aos tipos de pele, porque cada tipo de pele irá absorver os produtos de forma de formas diferentes, por conta do nível de oleosidade de cada tipo.

Como montar uma rotina de skincare? Conheça dicas e coloque em prática 1

Quais são os tipos de pele?

Pele mista

Como o nome já sugere, a pele mista é uma mistura de seca com oleosa. Geralmente esse tipo de pele costuma ser mais oleosa na “zona T” que vai da testa até o nariz e mais seca nas maçãs e laterais do rosto. Os produtos com texturas mais leves, entre eles os Oil-Free, acabamento matte, séruns e géis são os mais indicados para essa pele.

Pele Seca

A pele seca tem um aspecto mais opaco e entre suas características estão a descamação, aparência ressecada, pouca luminosidade, coceira e repuxamento. Para essa pele, as texturas de produto mais espessas e mais densas encontradas nos cremes hidratantes e loções são as mais indicadas.

Pele oleosa

A mais tradicional entre os tipos de pele, a oleosa tem alta produção de sebo, o que ocasiona poros mais abertos, acnes e excesso de brilho. Os produtos para esse tipo de pele devem contar com o controle de oleosidade, além de deixar a pele mais seca, sendo mais leves com a base em gel ou aquosa.

Além de saber seu tipo de pele e escolher produtos de qualidade para montar uma rotina de skincare, é necessário que você conheça sua pele e identifique o que ela precisa: Diminuir manchas? Remover marcas e cicatrizes? Diminuir os poros dilatados? De acordo com o que você procura resolver e sua pele, será mais fácil escolher os produtos corretos para esta finalidade.

Atente-se também para a composição do produto escolhido, que deve estar de acordo com o que você procura suprindo sua necessidade.

Quais são os cuidados básicos que devem fazer parte da sua rotina de skincare?

Lave seu rosto

Lave seu rosto para começar com os cuidados. Faça isso pela manhã e repita à noite, com água fria todos os dias, dessa forma você remove as impurezas acumuladas durante o dia, resíduos, e consegue diminuir o acúmulo de oleosidade do rosto.

A etapa também é importante porque prepara a sua pele para receber os produtos que vão proteger seu rosto durante o dia, e a noite ele também serve como preparo para receber os produtos que vão cuidar de sua pele durante o sono.

Sabonete e água micelar

Para potencializar a limpeza de sua pele, você pode usar um sabonete de rosto para remover as impurezas. Ele pode ser líquido, em gel, barra ou em espuma, além de ser indicado para o seu tipo de pele.

A água micelar também serve como uma forte aliada para a limpeza da pele, já que as micelas (elemento que compõe a água micelar) agem profundamente removendo possíveis sujeiras que ainda podem estar em seu rosto.

Prepare sua pele

Após lavar seu rosto, a preparação da pele para receber os produtos que vão agir nos cuidados pode ser feita com séruns e águas termais, que possuem ação fortalecedora, deixando sua pele mais forte para receber os demais produtos que vão compor sua rotina.

Comece o tratamento

Para qualquer tipo de pele, começar os cuidados com um produto a base de vitamina C, que combate o envelhecimento precoce da pele além de conter em sua composição antioxidantes, o que equilibra sua pele, a deixa mais luminosa e com o tom harmônico.

É hora de hidratar!

A hidratação da pele tem a função de deixar mais macia, além de proteger sua pele. Os hidratantes faciais além de deixarem a pele mais sedosa, ainda potencializam a luminosidade, controlam a oleosidade, principalmente nesse tipo de pele.

Filtro solar sempre!

Seja em dias nublados ou dentro de casa, use o filtro solar, ele protege nossa pele dos raios ultravioleta, além de potencializar a barreira de proteção da pele.

O fator acima de 30 é o mais indicado, por proteger a pele também dos raios UVB além de possuírem maior absorção, textura aderente à pele sem pesar e proteção plena.

Vale lembrar que, essa rotina de cuidados deve ser feita todos os dias com os produtos que atendem seu tipo de pele a fim que os resultados sejam logo percebidos e sua pele recupere o aspecto saudável em pouco tempo.

Qual a ordem certa de aplicar os produtos na sua rotina de skincare?

Sabonetes

O sabonete é o primeiro item de limpeza para começar a rotina de skincare, ele promove uma limpeza mais profunda na pele e remove as impurezas. Escolha a textura que melhor lhe agrada e não se esqueça que ele deve ser compatível com seu tipo de pele.

Água micelar, tônicos e esfoliação

Depois do sabonete, o ideal é que você intensifique essa limpeza de pele. A água micelar que como já dito, tem a função de fazer uma limpeza ainda mais profunda em sua pele removendo sujeiras. Ou se preferir, use os tônicos caso a sua pele seja oleosa, mista e com acnes, fora desses casos a água micelar já resolve.

A esfoliação da pele é indicada duas vezes na semana e no caso de peles mais delicadas, reduza para uma vez na semana, combinado?

Chegou a hora de tratar!

Nessa parte, você deve focar no que quer melhorar em sua pele, e por isso a dica aqui é usar produtos específicos que devolvam o que está faltando em sua cutis. Converse com seu dermatologista, e invista nos produtos para sua pele.

Tenha em mente que seja quais forem os produtos que usar, a ordem de uso deve ser sempre do produto mais líquido para os mais densos, ok?

Hidratação é essencial

Todos os tipos de pele devem ser hidratados com os hidratantes indicados para os seus respectivos tipos de pele. Por isso, se sua pele for mais oleosa, aposte nos hidratantes em gel, a pele seca pode se jogar nos mais densos e texturizados.

Filtro solar todos os dias

Como já dito antes, o filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo dentro de casa em dias mais nublados e também é indicado que você tenha um protetor que seja compatível com seu tipo de pele.

Para peles mais claras, com melasma e rosácea, o ideal é repetir o uso do filtro de três em três horas para potencializar a proteção de sua pele.

Para qualquer cuidado que você vá ter com sua pele é muito importante que os produtos utilizados sejam compatíveis com seu tipo de skin, o que potencializa os resultados além de tornar a cútis mais saudável e viçosa.

Por que é importante fazer uma rotina de skincare?

A rotina de skincare faz com que sua pele fique mais luminosa, viçosa e hidratada o que aumenta a sua beleza facial e estimula ainda mais a sua autoestima, além de proteger do envelhecimento precoce, marcas de expressão, manchas, marcas, alergias e temido câncer de pele.

Como saber se a sua rotina de skincare está funcionando?

É muito importante que você tenha um conhecimento prévio de sua pele para perceber se os produtos que está usando, mesmo que sejam de acordo com seu tipo de pele, estão fazendo efeito.

Isso faz a diferença na hora de olhar no espelho e observar os resultados depois de alguns dias fazendo essa rotina diária de cuidados, além de que um bom conhecimento de sua pele e de seu tipo de pele pode te facilitar a descobrir o porque tal produto não está sendo efetivo, vale lembrar que outros fatores podem interferir no resultado final de seu skincare.

O que fazer se a sua rotina de skincare não estiver funcionando?

Os outros fatores que podem influenciar diretamente na sua rotina de skincare estão muito alinhados a sua alimentação, que deve ser feita preferencialmente com legumes, verduras e frutas, o que contribui para uma dieta saudável e isso reflete em sua pele. 

Beba água durante o dia ao menos 2 litros, evite bebidas alcoólicas, frituras, e o fumo.

É válido ressaltar que além de escolher os melhores produtos e investir em uma rotina diária, ter hábitos saudáveis potencializa  o resultado final de seu skincare.

A rotina de skincare diariamente traz diversos benefícios e ainda contribui positivamente para uma pele muito mais saudável, luminosa e cheia de saúde. Aposte nos produtos corretos, mantenha seus hábitos saudáveis e aproveite mais dicas em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.