AUTOCUIDADO – SAIBA MAIS SOBRE A TENDÊNCIA SELF CARE

A nossa beleza está diretamente ligada ao nosso bem estar, e por isso cuidar de nós mesmas é tão importante. A consciência do autocuidado tem se mostrado cada vez mais presente e não vai embora nem tão cedo. Pensando nisso, a Shelook separou algumas dicas sobre Self Care neste artigo. 

Boa leitura!

O que é a tendência Self Care?

Quando alguém te pergunta se você está se cuidando é automática a resposta positiva, mas será que você está mesmo? O que será que se entende realmente por autocuidado? São dessas questões que vamos falar ao longo deste texto, já que muito tem se falado sobre Self Care nos últimos anos.

Prova disso é que existem, literalmente, milhares de aplicativos que se comprometem em ajudar pessoas a cuidar melhor de si mesmas em todos os aspectos da vida: física, emocional, espiritual e até mesmo financeira. Aposto até que você já deve ter instalado um ou outro aí no seu celular.

Segundo a Apple, esse foi o tema de aplicativos mais baixados em sua loja virtual – Apple Store – no ano de 2018 e existem mais de 14 milhões de posts que falam sobre isso no Instagram, de acordo com o uso das hashtags de mesmo nome.

No entanto, para algumas pessoas não é assim tão fácil aderir a essa tendência tão importante. É natural do ser humano se deixar por último e se concentrar em cuidar dos outros e para a mulher moderna pode ser ainda mais difícil. Pense por um segundo em todos os outros compromissos e você vai entender.

É difícil encontrar um tempo para si mesma quando se está dividida entre casa, trabalho, filhos e muitas vezes um relacionamento. No entanto, para fazer tudo isso da melhor maneira possível é preciso estar bem e cuidar de você antes dos outros, e não se trata de egoísmo. Você vai ser uma mãe, mulher e profissional muito melhor se estiver se cuidando.

Ou seja, a tendência do autocuidado diz respeito a todas as práticas que nos fazem bem e que devem ser inseridas em nossa rotina para garantir qualidade de vida e ajudar na busca que todos temos, a felicidade.

Como colocar em prática?

Uma rotina de autocuidado envolve a implementação de vários hábitos. A maioria das pessoas escolhem começar a meditar, a se alimentar melhor ou a se exercitar, mas existem muitas outras opções que podem ser pensadas. O  importante é deixar de lado essa tendência de nos deixarmos para depois que está implantada em nosso cérebro.

Pense em qualquer atividade que você pode fazer deliberadamente para começar a cuidar de si mesma ao longo do dia. Essa é a chave para uma vida com equilíbrio e nós temos algumas dicas de ouro, mas tudo vai depender do seu compromisso no final das contas. Vamos lá?

Comece aos poucos

Não adianta querer mudar tudo da noite para o dia, isso vai ter o efeito contrário. Comece aos poucos, entre na onda do skin care e tire vinte minutos para isso no fim da noite, e aos poucos, vá implementando outros hábitos. O progresso é melhor que a perfeição e no início, feito é melhor que perfeito.

Invista na sua organização

Aqui não falamos apenas da sua organização com a casa ou o ambiente de trabalho. Embora elas sejam importantes e sejam elementos que vão te ajudar, a sua rotina também precisa ser organizada. Hábitos que foram seus por anos não vão deixar o posto tão rápido assim.

O “truque” é pegar a sua agenda e colocar seus novos hábitos diários como pausa para beber água, uma xícara de café no meio da tarde e meia hora de exercícios físicos por dia. Isso vai te ajudar a chegar de maneira mais descomplicada ao equilíbrio necessário.

Faça um checklist 

Você conhece, lá no fundo, todos os seus hábitos que precisam ser mudados. Por que não fazer um checklist e ir riscando da lista a cada objetivo alcançado?  Podem ser coisas simples como desligar o celular à noite, passar mais tempo com os amigos e fazer uma limpa nas redes sociais.

Invista numa dieta saudável

Todo mundo sabe que uma alimentação saudável é importante, mas nem sempre conseguimos colocar em prática. Que tal prestar mais atenção no que você está comendo e fazer isso devagar?

No dia a dia a correria pode fazer com que os Ifood´s pareçam atrativos, mas isso pode mudar se você separar algum tempo no fim de semana para a sua alimentação. Uma boa ideia é fazer marmitas com opções mais saudáveis e variadas para toda a semana e congelar elas.

Passe mais tempo com as pessoas que ama

Depois de quase dois anos de pandemia, é mais do que importante estar perto de quem amamos. À medida que a vacinação avança, os encontros voltam a ser permitidos e você pode aproveitar e tirar o atraso, claro que tomando todos os cuidados necessários.

Mas não vá desperdiçar essa oportunidade e passar o tempo todo no celular. Deixe o aparelho de lado e aproveite as pessoas que estão ao seu lado. Coloque o papo em dia, faça uma sessão de cinema ou uma noite de jogos.

Cuide da sua sáude

Por cuidar da sua saúde, entenda que estamos falando de seu bem estar físico e emocional. Que tal começar uma terapia? Ao contrário do que muitos podem pensar, esse hábito pode fazer bem a todos e depois, cá entre nós, depois de uma pandemia, todos nós precisamos.

A saúde física também é importante. Faça um checkup geral periodicamente para ter certeza de que está tudo certo. E, aproveitando o gancho, estamos no mês de conscientização da prevenção contra o câncer de mama. Já marcou a sua mamografia? Um diagnóstico precoce pode ajudar a salvar a sua vida.

Durante o mês de outubro, diversas ações são feitas e a Shelook se coloca no dever de também ajudar a alertar mulheres de todo o Brasil. Além da mamografia, você pode fazer o autoexame diária,semanal ou mensalmente. O importante é incluir esse hábito na rotina, que pode ser feito na hora do banho.

AUTOCUIDADO - SAIBA MAIS SOBRE A TENDÊNCIA SELF CARE 1

Compre algo pra você

Você também merece presentes e não precisa ser nenhuma data especial ou comemorativa. Comprar algo que goste, pode te deixar mais feliz e muito mais disposta, consequentemente, muito mais bonita. Para isso, a Shelook conta com diversas peças lindas no nosso site.

E aí, vai aderir a essa tendência? Conta pra gente se esse conteúdo te ajudou e siga as nossas redes sociais para mais dicas como essas.

Xoxo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.