Atividade ao ar livre: benefícios para a saúde mental

Praticar atividade ao ar livre proporciona diversos benefícios para o corpo e para a saúde em geral. Por isso, cada vez mais os médicos recomendam a prática dessas atividades em ambientes externos, e existem diversas formas de fazer isso.

Hoje em dia, é comum passarmos muitas horas dentro de casa e de escritórios. Normalmente, entramos de manhã e saímos apenas à noite, com isso, estresse, cansaço extremo e sintomas de depressão e ansiedade começam a aparecer.

Além disso, problemas de saúde física como hipertensão, falta de vitamina D, dores musculares e problemas de coluna, também podem ser causados por longas horas sentados em ambientes fechados.

Conheça mais sobre atividade ao ar livre e bons motivos para incluir na sua rotina diária!

O que são as atividades ao ar livre?

A atividade ao ar livre é uma forma de se manter em movimento sem necessariamente estar dentro de um estúdio ou academia.

Por exemplo, você pode trocar a corrida na esteira por uma corrida no parque. Atividades aeróbicas e de cardio também podem ser feitas ao ar livre, de modo a aproveitar ao máximo tudo que o local tem a oferecer para sua saúde.

Tipos de atividades ao ar livre

Para colocar em prática a atividade ao ar livre você pode escolher dentre diversas opções diferentes e até mesmo experimentar várias delas, antes de decidir a que mais gosta e se sente confortável.

Além disso, é possível diversificar e praticar diferentes exercícios em dias alternados.Conheça abaixo algumas opções de atividades ao ar livre:

Caminhada

Uma atividade ao ar livre muito simples de ser praticada e adaptada ao seu ritmo, é a caminhada. Ela pode ser realizada em qualquer lugar, por pessoas de todas as idades e proporciona muitos benefícios como emagrecimento, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora o condicionamento físico e ainda ajuda na circulação sanguínea.

Conforme você pega ritmo e segurança, intercalar a caminhada com corrida ajuda a dar um up no exercício e potencializar os resultados.

Piquenique

Perfeito para ser realizado com crianças, o piquenique é uma atividade muito divertida e saborosa. Você pode escolher um parque arborizado ou até mesmo uma praça para montar seu lanche.

Aposte em lanches leves como frutas, sucos e pequenos snacks como sanduíches e biscoitos.

Além de bons lanches, você pode deixar o piquenique ainda mais divertido com pequenas atividades e jogos. Dessa maneira, você mantém as crianças entretidas por mais tempo e em movimento, para gastar a energia.

Treinamento funcional

O treinamento funcional tem ganhado mais espaço nos últimos anos e conquistado diversos adeptos. Nesse tipo de atividade, são mesclados diversos movimentos que fazemos diariamente na nossa rotina, como pular, correr ou agachar, só que potencializados com acessórios e até mesmo pequenos pesos.

Ela pode ser feita dentro de academias, mas também pode ser praticada ao ar livre, não há empecilhos para sua prática. Além disso, algumas academias tradicionais oferecem esse tipo de treino ao ar livre em alguns dias da semana para tirar da rotina e deixar o treino mais divertido e dinâmico.

Essa é uma atividade ao ar livre que proporciona muitos benefícios para quem realiza, como aumento da força, mais flexibilidade, aumenta o equilíbrio e a consciência corporal.

Leitura

A leitura também é uma atividade ao ar livre, mas ao contrário das atividades físicas que movimentam o corpo, ela traz benefícios para o cérebro e também para o psicológico, estimulando a criatividade, a imaginação e liberação de hormônios que trazem mais prazer para o leitor.

Nesse caso, um dos cuidados ao ler ao ar livre é não ler no sol direto, pois isso pode prejudicar a sua visão. Opte por realizar suas leituras na sombra e em local confortável.

Ciclismo

Para quem busca uma atividade com menos impacto, mas igualmente eficiente na queima de calorias e prevenção de doenças, o ciclismo é uma ótima alternativa.

Essa atividade ao ar livre também ajuda a diminuir a quantidade de gorduras no sangue, o que melhora o colesterol e ajuda a prevenir diversas doenças, principalmente as cardiovasculares.

Além disso, ao pedalar no seu próprio bairro, você consegue descobrir novos lugares e cantinhos que nunca havia percebido antes.

Pedalar no parque e ter contato com a natureza também é uma excelente maneira de realizar o ciclismo.

Fotografia

Considerado um hobby por muitos, fotografar também é uma atividade ao ar livre totalmente fora da curva. Seja de forma amadora ou profissional, essa é uma maneira de exercitar seu olhar, ter contato com a natureza e conhecer de perto flores e pequenos animais.

Yoga

A yoga praticada ao ar livre oferece um excelente contato com a natureza. E além de todos os benefícios físicos, ela promove muitas vantagens para a saúde mental. Essa é uma atividade que consegue reduzir muito o stress, ansiedade, melhorar a oxigenação do corpo, a postura e aumenta a flexibilidade e alongamentos.

Beach tennis

Antes praticado apenas nas areias da praia, hoje, essa é uma modalidade que pode ser praticada em quadras montadas no meio da cidade, de modo que simula uma praia natural.

Esse é um exercício que força mais o corpo, pois é bem intensa e ajuda a emagrecer rapidamente de maneira saudável.

Também consegue fortalecer e definir muitos músculos, principalmente o abdômen e as pernas.

Qual a importância das atividades ao ar livre?

Atividade ao ar livre: benefícios para a saúde mental 1

A prática de atividade ao ar livre tem papel fundamental na melhora do humor, o que promove mais felicidade e uma sensação positiva, além do relaxamento após a atividade.

Todas essas atividades conseguem melhorar a oxigenação do cérebro,diminuindo consideravelmente as chances do desenvolvimento de diversas doenças.

Além disso, as atividades praticadas no dia e em contato com o sol, fazem com que nosso corpo absorva mais vitamina D, indispensável para o funcionamento correto.

Benefícios de atividades ao ar livre para mente

Os benefícios provenientes da atividade ao ar livre são muitos, confira abaixo alguns deles:

Redução do estresse

Por conta da correria do dia a dia e a pressão causada pelo trabalho, o estresse é um problema crescente na maioria das pessoas. Ao praticar atividade ao ar livre, um dos primeiros benefícios a ser percebido é justamente a diminuição do estresse.

Os exercícios físicos têm papel fundamental na liberação dos hormônios e ajudam a promover o relaxamento, ao reduzir consideravelmente o estresse e a irritação.

Combate a inflamações

Como a atividade ao ar livre consegue melhorar a circulação do sangue e diminuir a pressão arterial, diversas doenças são evitadas. Conforme o tempo passa, o corpo se adapta e funciona melhor, o que ajuda a reduzir diversos tipos de inflamações.

Diminuição da fadiga

O cansaço mental é uma queixa constante nos adultos e aliviar a fadiga é mais um dos benefícios observados com a prática constante de atividade ao ar livre. O contato com a natureza é um dos fatores de grande importância para a melhora desse quadro.

Combate a depressão e ansiedade

A saúde mental também é transformada através da prática de atividades físicas, principalmente as que são praticadas ao ar livre. Por isso, cada vez mais psicólogos e psiquiatras recomendam como um tratamento complementar para os quadros de depressão e ansiedade.

Melhora a percepção

O foco e a percepção também são favorecidos quando estamos expostos ao ar livre. Por conta da natureza, o corpo é estimulado, o que melhora o foco e a percepção, sendo recomendado até mesmo para pessoas de todas as idades que sofrem com TDAH.

Redução da pressão arterial

Para quem sofre de hipertensão, as atividades ao ar livre podem complementar o tratamento médico, o que ajuda a potencializar e perceber resultados mais rápido, principalmente por conta da melhora da circulação sanguínea.

Fortalecimento imunológico

Respirar o ar puro e ter contato com o sol e natureza ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que evita diversas doenças e infecções.

A prática de atividade ao ar livre traz esses e outros benefícios para sua saúde e são percebidos logo após os primeiros dias e meses com a prática. Por isso, são terapias complementares para muitos problemas de saúde. Aproveite!

A Shelook busca sempre te ajudar a ter uma vida melhor, e conteúdos como esse você também encontra nas nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.