15 dicas para começar o ano de bem com a vida

Depois de um ano como esse, é inegável que todos queremos um 2021 de paz e realizações. Mas também é impossível que 2020 trouxe a todos nós algumas situações incômodas que não colaboraram para o bem da nossa saúde mental, e menos ainda para o bem nosso amor próprio.


Se isolar em casa por meses traz algumas sequelas que serão curadas com o tempo. O importante é focar em nossa recuperação de tudo isso e no novo ciclo que se inicia daqui a alguns dias. Para começar o ano de bem com a vida, preparados para o que der vier, separamos algumas dicas.

1 – Procure um Psicólogo 

Falar sobre saúde mental ainda é algo visto como tabu por muitas pessoas, mas a verdade é que grande parte de toda a população mundial enfrenta ou vai enfrentar, durante a vida, algum problema relacionado à saúde mental.  Não há escapatória, não somos sobrehumanos e até mesmo heroínas precisam de ajuda às vezes.

Se você acha que algo está errado nesse sentido, ou sente sintomas de depressão e ansiedade, por exemplo, procure ajuda. Só um profissional especializado pode dizer se é isso mesmo o que está acontecendo e, em caso positivo, te orientar a fazer o tratamento adequado. Jamais tome qualquer medicamento por conta própria.

2 – Seja grata!

Especialistas em saúde mental podem aconselhar terapia e uso de medicamentos a pessoas com depressão, ansiedade ou transtornos de humor, como a bipolaridade. Mas ainda assim, tanto para quem é paciente quanto para quem não é, algumas atitudes e mudanças pequenas de hábitos podem ajudar a fazer a diferença.

Talvez agradecer pelo que você já tem não seja um exercício muito frequente em sua vida,  mas cientificamente falando, é importante que se torne. É comprovado que ao expressarmos gratidão, nos sentimos melhor.  Uma boa dica para começar a ter mais gratidão é fazer uma lista com suas pequenas e grandes conquistas.

3 – Tente meditar

Você não precisa se converter ao budismo  para meditar. E por meditação, entenda que significa qualquer momento em que seja possível passar pelo menos alguns minutos de olhos fechados, com a cabeça vazia e prestando atenção somente à sua respiração, sem toda aquela coisa estereotipada e mística.

É um exercício simples  que tem o poder quase mágico de conectar mente e corpo de tal forma que, se for praticado com frequência, melhora a qualidade da sua saúde mental, ajuda a manter o foco e diminui os efeitos negativos provocados pelo stress. Separe cinco minutos do seu da para isso, até que se torne um hábito

4 – Tenha um diário.

Você não precisa ter habilidades literárias para escrever um diário, então essa não é uma desculpa. A verdade é que escrever é uma espécie de válvula de escape para alguns processos emocionais que, de forma inconsciente, pode deixar você mais concentrado na resolução de determinados problemas.

Segundo um estudo de pesquisa realizado em 2012 , escrever em um papel aquilo que mais te estressa e, em seguida, amassar esse papel e jogar longe é um exercício que nos deixa com a mente mais tranquila. Tente fazer isso algumas vezes por semana.

5 – Faça terapia

Não é necessário ter nenhum problema psicológico para recorrer à terapia. Todos temos dentro de nós eventos e situações mal resolvidas que podem acarretar em traços de nossa personalidade que gostaríamos de mudar, ou representam algum trauma que nos impedem de fazer coisas simples.

É muito importante quebrar esse tabu de que psicólogos e psiquiatras são para um tipo específico de pessoas. Todos devemos, podemos e merecemos fazer terapia.

6 – Movimente seu corpo

Existem pessoas que amam e pessoas que odeiam atividades físicas. As que amam nem precisam de qualquer estímulo para colocar o corpo em movimento, mas as que não gostam muito de sair da inércia precisam entender que o mínimo de atividade física é necessário para uma saúde em dia.

7 – Passe mais tempo com os amigos

Essa é uma dica não muito difícil de seguir. Um estudo realizado em 2011 concluiu que passar um tempo na companhia do seu melhor amigo é algo capaz de reduzir os efeitos do estresse!  Mas não são só eles que podem fazer bem a sua saúde,ter boas relações sociais de uma maneira geral é algo que melhora potencialmente suas funções mentais.

8 – Abra a cabeça

Comece desconstruindo tabus desnecessários, se desconstruir de certos conceitos e preconceitos pode ser um processo difícil, afinal fomos criados para pensar assim. Mas no final das contas o que realmente importa é você e a sua saúde mental, cuide dela e das pessoas ao seu redor. Abra a cabeça, respire novos ares, conheça outras vivências  e culturas. Se dê a chance de mudar.

9 – Cuide da sua alimentação

A pauta não é emagrecimento, e sim alimentação saudável. Tomar cuidado com o que você come e procurar evitar certos tipos de alimentos, enquanto dá uma chance a outros, pode ser um fator de muita importância na sua luta pela saúde mental. Alguns alimentos, como o chocolate, podem ajudar a nos sentirmos felizes, por exemplo, mas em excesso podem acarretar consequências que não serão boas para a nossa autoestima e saúde mental.

O segredo é balancear o que se come, e dar chance a uma dieta mais saudavel.

10 – Se permita ficar triste

Ninguém é de ferro, e situações ruins vem e vão da nossa vida. Não é crime se sentir abalado por elas, ou ficar triste com alguém por alguma atitude. É sempre importante lembrar que a tristeza em certa medida é necessária para que a alegria aconteça. O importante é não se perder nela, e aproveitar o que ela tem pra te ensinar e no fim, sair disso tudo muito mais forte.

Tá liberado ouvir a discografia da Adele com um pote de sorvete do lado às vezes. 

11 – Viaje mais

Respirar novos ares, sair da sua zona de conforto e do ambiente que está acostumada pode ser muito importante para a sua saúde mental. Conhecer novas culturas, passar um tempo sem preocupação com a família e os amigos, conhecer novos lugares e novas pessoas fazem muito bem para as nossas emoções.

12- Durma bem

Uma boa noite de sono é essencial para o bom rendimento do seu dia, deixar o corpo descansar depois de um dia cheio é mais do que necessário. Enquanto dormimos, nosso corpo se regenera e nossa mente, também. Já é comprovado que dormir pouco é algo que atrapalha fortemente o lado emocional de uma pessoa.

13 – Fique um tempo longe do celular

Em tempos como os nossos, isso pode parecer impossível. Ficar longe do celular, um pequeno aparelho pelo qual você controla toda a sua vida, é bem difícil mas não é impossível. Com o celular na mão, somos bombardeados de informação durante todo o tempo, com o nosso consentimento ou não. Ficar um tempo longe de tudo isso, às vezes, é necessário.

14 – Seja gentil

Fazer o bem, sem olhar a quem. É essa uma das formas mais fáceis de se sentir bem. Fazer com que outra pessoa se sinta bem também. A Ciência já provou que gentileza é algo que acontece ciclicamente e que deixar uma pessoa feliz é algo que vai deixar você feliz também.

15 – Aprenda dizer não

A palavra só tem três letras, mas para algumas pessoas, é impossível de ser dita. Ficar um tempo sozinho não é sinônimo de tristeza, mas sim uma necessidade do seu corpo. Aprenda a dizer ‘não’ a convites que não agradam tanto.Negar pedidos faz parte da nossa vida, e é preciso aprender a fazer isso o mais cedo possível, para o bem da saúde mental.


Agora você já está preparada para chegar em 2021 de bem com a vida, disposta a fazer o bem para os outros e para si própria. Siga essas dicas e as faça de meta para o ano e vai ver como lá no final você, o seu corpo e a sua mente vão agradecer.

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.